quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Tenho tendência a ser generalista. Até que ponto isso pode ser só umaquestão de gosto/personalidade e até que ponto pode ser, por exemplo,uma falta (ou fuga) de vínculo/comprometimento?

Não há nada errado em ser generalista, ao contrário. O problema é ser vazio, raso, e isso pode ocorrer com qualquer um. Generalistas tem visão de conjunto e precisam ter poder de síntese e comparação, visão além do senso comum, para exercer seu potencial transdisciplinar. Isso é ótimo, e tende a ser melhor remunerado a médio-longo prazo.

Mas note que o generalismo produtivo não dispensa alguma coerência e complementariedade entre as áreas estudadas, nem que se tenha ALGUM embasamento maior em algumas das áreas, como referência. Quando queremos encontrar água, precisamos cavar o poço durante algum determinado tempo em um mesmo lugar.

Ser raso em muitas coisas desconexas não é ser generalista nem transdisciplinar, mas sim uma espécie de multi-especialista-ruim.

Lázaro, queria saber sua opinião sobre namoro virtual,(é ilusão oureal) levando em consideração que o casal encontra-se no plano astral?

Bem, eu gosto muito das possibilidades do sexo DENTRO do corpo. A aparelhagem está toda por aqui. Os amores de outra vida e lugares que peguem a senha, se a vida é eterna, há reencarnação para todas, meninas! Portanto, eu prefiro e sugiro deixar as de lá para os de lá, e amar alguém do eu-aqui-agora. Acredite, há possibilidades físicas maravilhosas, hehehe.

O que você acha de "O Segredo"; e coisas parecidas, daquelas pessoas que acreditam que basta mentalizar que a vida é linda, que a vida vai ficar linda? Isso é coerente pra você? Até que ponto?

O que você acha de "O Segredo"; e coisas parecidas, daquelas pessoas que acreditam que basta mentalizar que a vida é linda, que a vida vai ficar linda? Isso é coerente pra você? Até que ponto?


Não, há muito exagero e pensamento mágico. O que não deixa de ser uma forma de delírio auto-referente, uma maneira de pensar, como criança, que o mundo inteiro está aí apenas para obedecer a nossa vontade e caprichos.

Creio em sincronicidades, em poder do pensamento, em programação mental, mas dentro de uma abordagem um pouco mais adulta, responsável e coerente. Escrevi um bom artigo sobre isso em:

http://migre.me/iMMe

Creio que valha muito a pena para quem se interessa pelo tema. Há muitas dicas ali que não estão nos livros.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que vc acha do recém lançado "livro negro da psicanálise"?

Muito engraçado e reducionista. Recém lançado há quantos anos? :-) Respondo a essa pergunta a pelo menos uns 3 anos, e cada vez com menos linhas...

É mais ou menos como querer explicar o amor do poeta a partir da análise dos átomos de tinta deixados no papel. Explicar a biologia apenas com a química, e aí provar que moléculas não existem. Explicar a mente apenas com o cérebro. Compreender as complexas relações humanas apenas pelos comportamentos externalizados. Não dá.

Não perco muito tempo com isso, uma vez que a INTENÇÃO é provocar polêmicas e conflitos onde não há, e alimentá-las é uma forma de ajudar o autor. Ele precisa de mais dados para começar um debate. Por exemplo, atualizar-se com os trabalhos de Eric Kandel (prêmio Nobel), Mark Solms (neuropsicanálise) e outros tantos que tem bastante pesquisas multidisciplinares unindo mente e cérebro.

A neurociência que desconsidere a psicodinâmica mental é evidentemente reducionista, ASSIM COMO também é reducionista o psicanalista que desconsidere os progressos da neurociência. Não podemos compreender a complexidade da CONSCIÊNCIA a partir de uma ótica só.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Láz estou sempre procurando me renovar a cada dia.Porem to precisando de mais dicas, conselhos que me ajudem a ta sempre se renovando, pode me passar alguns?

Poxa, me parece impossível fazer isso de modo generalizado assim. Se cada pessoa é única, o que é novo para você não será para o outro, e vice-versa. E depois, não é necessário ser diferente a cada dia. Talvez algo do dia anterior possa ser mantido, se for bom. O importante é nunca conseguirmos tudo o que queremos, para que sempre possamos ter sim a alegria da conquista e a motivação da busca, mas também a valorização do muito que a gente já conquistou.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa: