terça-feira, 7 de junho de 2011

Estou estudando psicanálise, mas sou perfeccionista. Gostaria de ter capacidade de fazer psicanálise transpessoal, mas sempre penso, "será que vou conseguir ser como o Laz". Qual a rota para ser como você?

Fazer suas horas de análise, indispensáveis para a formação em psicanálise. Deve ajudar TANTO na questão do perfeccionismo quanto na fantasia de ser como outrem. ;-)

Ser como eu não é o mesmo que "conseguir ser como eu", pois se seguir mesmo meu exemplo olharia meu caminho, e não meu destino - nas palavras de Jung, a meta é a próprio "opus" em busca da meta. Eu sugeriria procurar seu próprio caminho, orientado farol do self. Se a minha experiência ou a de alguém ajudar nisso, ótimo. Mas nenhum curso, autor, professor ou livro substituiu ou fez a história de minha vida - nem da sua. Seguir o MEU mito lhe levaria para qualquer lugar MENOS para a sua história pessoal de auto realização.

Evidentemente, anotar os sonhos já é um bom começo, pois sem isso fica um pouco mais difícil trilhar o caminho do mito da individuação. Não seguia o caminho de ninguém quando fui fazer psicanálise, não sabia onde ia dar, mas tinha certeza absoluta do que me pediu para me postar ali. Ídem para a filosofia.

De todo modo, no meu caminho a espiritualidade, a filosofia e a psicologia são alicerces indispensáveis. Há muitas formas de se abordar a espiritualidade, outras tantas de trabalhar em psicologia, e centenas de autores para pesquisar em filosofia. Só isso já lhe daria infinitas sugestões de como ser análogo a meu caminho, sem contudo trilhar o meu caminho.

Boa sorte no seu, se eu puder de algum modo ajudar, será um prazer. Substituí-lo, provavelmente não me daria tanto prazer assim.

"Paga muito mal a um mestre aquele que permanece eternamente discípulo" (Carl Jung)

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário