quinta-feira, 29 de abril de 2010

Existe diferença entre personalidade e individualidade?

Segundo Osho, sim. Personalidade está ligado aos papéis que assumimos aqui, às nossas màscaras, o que o outro enxerga de nós, mas que não é nosso Eu maior. Já a individualidade é usada por ele como algo único, Maior, a parte de nós que está mais parecida com nossa essência do que com os papéis e defesas que precisamos assumir.

Há uma frase dele que diz que "quem se ofende é sempre
a personalidade, e nunca a individualidade". Ou seja, nesse contexto, a personalidade está mais para os comceitos junguianos de "ego" e "persona", enquanto a individualidade aproxima-se do "self".

Tudo que dizem de mim - profissão, temperamento, títulos, curriculum, formações, estado civil, endereço, nome, aparência, predicados - é aquilo que ESTOU. Tem muito de mim, mas não é necessária e eternamente meu Eu. Aquele que SOU, mais que estou, é algo que tento descobrir e integrar. Conhecê-lo é uma das formas de se
tornar um indivíduo, ou seja, sem integra-lo não passamos de metades incompletas, angustiadas e neuróticas. Individuar - tornar-se pessoa, deixar de confundir a persona-lidade com a individualidade - é o principal
objetivo da terapia junguiana.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Um comentário:

  1. Olá, Lázaro Freire...

    Os melhores agradecimentos pela sua amável disponibilidade...

    Pergunto-lhe só o seguinte: na sua opinião, que verdade existe, na afirmação atribuida a Gautama o "buda" que um humano autenticamente acordado ou desperto, é sem individulidade, ou ninguém ... ???

    Um abraço - artur

    ResponderExcluir