sábado, 3 de setembro de 2011

Qual é a religião mais reacionária o catolicismo do Papa Bento XVI ou a conscienciologia do médium pangráfico Waldo Vieira?

Há perguntas que parecem querer mais afirmar ou impor algo do que de fato perguntar. Caberia ao "perguntado" apenas confirmar de algum modo o Plurium Interrogationum falacioso. Não as respondo, por humildade: pelo jeito é o perguntador que sabe a sua própria resposta, não eu. O que mais eu poderia acrescentar a ele? Sugestões de pontuação?

Eu considero a conscienciologia uma estrutura neo-religioso-dogmática em muitos aspectos, mas certamente isso não tem a concordância de seu fundador e membros. Portanto, a comparação tornar-se-ia improcedente desde a palavra "religião". O catolicismo é uma religião de fato, não uma caricatura. Tem séculos de atuação, bilhões de adeptos ao longo da história. Muito reducionismo generalizá-lo, ele é de fato "católico", universal, há centenas de ordens, inúmeras formas de ser católico, algumas se aproximando dos grupos protestantes neopentecostais, outros parecendo ritos medievais, alguns com vida monástica, comunidades, retiros, liberalismos, conservadorismos: impossível generalizar apenas por usarem a mesma liturgia.

O catolicismo como concebo não é "do Papa", nem do antigo Ratzinger, um teólogo de posições mais conservadoras, às vezes radicais, mas ainda assim teológicas, baseadas em conceitos da filosofia da religião. A única comparação possível é que Waldo Vieira é igualmente radical, e fim. Waldo não é necessariamente conservador ou "religioso", não demonstra maior preparo ou formação filosófica ou teológica. Waldo apenas estipula o que Ele acha certo (ou até mesmo necessário) para uma minoria exótica de seguidores, boa parte deles afastados de suas vidas e cidades originais. Um "Vale do Amanhecer" da Cultura [Racional] Consciencial.

Ora, há movimentos assim em Planaltina, São Tomé das Letras, Mapiá, Alto Paraíso, Porangaba, Trindade, Figueira...  Discirnam por vocês mesmos: Que nome dariam a isso se as crenças fossem de outros pastores e gurus? Não me parece acaso Waldo Vieira dedicar diversas páginas de seu "Livro Branco - 700 Experimentos" para atacar esses seus espelhos e concorrentes co-irmãos. Waldo acaba criando sem querer um enorme corpo dogmático, bastante dependente de sua pessoa. Um novo Trigueirinho ou Osho, sem 1% do alcance de seus rivais. Pior: os gurus ao menos repousavam em antigas tradições e religiões, assim como um papa poderia no máximo dar um tempero seu a uma boa e grande religião já existente. Waldo, ao contrário, parece negar e invalidar toda e qualquer religião, dogma ou rito - toda - o que paradoxalmente acaba sendo uma forma de afirmar a sua própria "religião".

Mas se sobram dogmas e exigências de Waldo a seus crentes e militantes virtuais, falta à conscienciologia tudo ou quase tudo que faz com que TODA religião seja boa. Os dogmas e imagens são apenas a camada primeira das religiões, mas muito mais importante que isso, há a possibilidade de uma vida simbólica (indispensável ao homem, segundo Jung), há toda uma consciência e tentativa de comunicação com o transcendente (que a conscienciologia reduz a tecnicismo metodológico-fenômenológico), há um fortíssimo senso de compaixão e empatia, há sempre toda uma preocupação ética e moral, há sempre um trabalho em favor de utopias de amor e paz, há um certo respeito e submissão ao divino, há um forte caráter filosófico-existencial, e a lista seria imensa...

Observando tudo isso que qualquer religião faz, mas a conscienciologia não, podemos CONCLUIR que TODA religião é boa, em algum nível... Mas que, infelizmente, apesar de ser bastante dogmática e meta-religiosa, a conscienciologia não é, de fato, nem mesmo uma religião.

16 comentários:

  1. Um pouco atrasado, mas em tempo. Me chamo Felipe e leio este blog faz pouco.

    Creio que a conscienciologia de ciência não tem nada, não há consenso sobre os métodos de validação de hipóteses, não sequer métodos em verdade: o que vale são as afirmações do líder.

    Waldo tenta apenas diferenciar-se das demais seitas pela auto-enunciação: somos ciência. Não são. Este argumento é retórico e visa apenas conseguir adeptos que buscam estudos parapsiquicos sem intenções exo ou esotéricas.

    Waldo criou uma anti-religião. Ao invés de defender suas teorias criou uma anti-teoria, é um anti religioso, repetindo o erro dos satanistas imaturos que não passam de mera caricatura do cristianismo.

    O desgaste moral e espiritual ao defender uma posição assim é evidente pelo fato simples de que religiões tem seus defeitos, mas de alguma forma defendem princípios de fraternidade. A aplicação prática pode ser defeituosa porém o objetivo da religião é fraterno por si.

    A religião neste momento evolutivo ainda não foi descartada e possui ritos e seguidores, muitos amparadores trabalhando. Waldo ao Atacar publicamente a religião e seus ídolos está atraindo para si todos os inimigos seculares destas religiões.

    O citado grupo católico ao menos possui uma egrégora e seus ritos particulares, seus seguidores esta é sua vantagem sobre a atual conscienciologia que nem isso possui. Apenas afirmações de um paranormal e alguma casinhas em Foz do Iguaçu, os espíritos evoluídos já foram embora faz tempo pois não aceitam os modos usados.

    É um assunto para livros.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vejam aí mais um autor de blog confundindo a CONSCIENCIOLOGIA com religião, inadimplência intelectual virtual HE HE HE...http://www.youtube.com/watch?v=L-gQwIPwFEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é o PAFUNCIEX (pastor fundamentalista conscienciologista) pensar que a Conscienciologia não tem passado, nem críticos, nem observadores externos e ex-internos. São os atos dela que fazem dela o que ela sempre foi, e não a repetição constante da MARITERTEX (Maritaquice Tertulial). Aliás, o método de repetir um discurso pronto e pregação para tentar modificar ou mascarar práticas e dinâmicas criticáveis de organizações é TÍPICA da metodologia religioso-fundamentalista.

      Excluir
  3. Você Lázaro Freire é literalmente um voador MESMO, pois estacionou na filosofia e psicanálise, AUTOMIMESE (repetição de tarefas feitas em vidas passadas) clássica meu caro!!! HE HE HE

    Se algum dia você entrar em contato com a HOLOFILOSOFIA irá constatar o quanto está defasado em matéria de cognição, um abração aí e bons estudos pra ti... http://www.youtube.com/watch?v=3QAkAPEHi2o

    http://www.youtube.com/watch?v=OY4TQe7Q1A8

    http://www.youtube.com/watch?v=c64mqB3GZQE

    ResponderExcluir
  4. Bons divertimentos aí no "maternal" (Filosofia e psicanálise que derivam do paradigma convencional e materialista, todos que estão hoje na CONSCIENCIOLOGIA já passou por essa fase primária da cognição humana, analisando sua CONSCIÊNCIA HOLOSSOMÁTICA constato que ti não consegue dominar nem o seu soma (corpo) ao estar visivelmente acima do peso, diante disso dificilmente terá CORAGEM de aparecer lá no TERTULIARIUM em Foz do Iguaçu para debater e REFUTAR essa magnífica CIÊNCIA frente a frente com o professor Waldo Vieira que aceita dialogar com qualquer tipo de pessoa, até contigo que és um verídico pseudointelecutal assumido ao escrever um pífio artigo comparando a CONSCIENCIOLOGIA com misticismo, te indico um livrinho básico chamado NOSSA EVOLUÇÃO (Waldo Vieira), isso está me cheirando até um certo cotoveloma a respeito da expressão anticonvencional, EVOLUTIVA e RACIONAL do Waldão HE HE HE...
    http://palavrastransgredidas.blogspot.com/2012/01/manual-do-pseudo-intelectual.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade que a esposa de Waldo Vieira se suicidou enquanto estava casada com ele?

      Excluir
  5. Você é apenas mais um blogueiro intelectualoide que está disseminando seus conhecimentos parcos tipo o Freud que não explica e com isso vem praticando certas peripécias virtuais como as tais escritas no textículo ridículo logo acima...HE HE HE, http://www.youtube.com/watch?v=OeVkxrJoHpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INTELECTUALÓIDE (adj. deprec.) : Individuo pós graduado, doutorado, fundamentado e/ou com amplitude de comunicação que MESMO APÓS ESTUDAR TANTO ainda "teima" em não concordar com a NOSSA parcela de crença ou verdade que queríamos que fosse universal. O mesmo que "pseudo-intelectual".

      Excluir
  6. O que ainda lhe falta Lázaro é a INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA...
    http://www.youtube.com/watch?v=CinsY-XqbhM

    ResponderExcluir
  7. Você está na monovisão TOTAL, suas abordagens são frágeis e superficiais meu amigo filósofo e psicanalista, não fique estagnado e apaixonado pelas suas teorias filosóficas, pois minha CONSCIÊNCIA também experimentou a filosofia no século dezoito quando fui um dos pensadores tradicionais do ILUMINISMO que até hoje nos tempos atuais é citado como um marco na educação e na sociologia, sei disso porque tenho RETROCOGNIÇÕES (lembranças de vidas passadas) que são PARAFENÔMENOS AUTOPERSUASIVOS, tu estás fazendo força e quem sabe um dia pelo jeito daqui séculos chegue na COSMOVISÃO. http://www.youtube.com/watch?v=UiqEukc6vS8

    ResponderExcluir
  8. O sujeito querendo briga com o Laz... que esteve nos primórdios da falida conscienciologia.

    Pelas energias e pela escrita o tal Murilo parece ser desequilibrado e agressivo, o contrário do que prega sua religião.

    Obs: Me recordei do Esqueleto(Heman) rindo quando ele escreveu HE HE HE, sujeito louco.

    ResponderExcluir
  9. Só repetindo o que o amigo escreveu muitos tópicos para meditar a respeito:

    Creio que a conscienciologia de ciência não tem nada, não há consenso sobre os métodos de validação de hipóteses, não sequer métodos em verdade: o que vale são as afirmações do líder.

    Waldo tenta apenas diferenciar-se das demais seitas pela auto-enunciação: somos ciência. Não são. Este argumento é retórico e visa apenas conseguir adeptos que buscam estudos parapsiquicos sem intenções exo ou esotéricas.

    Waldo criou uma anti-religião. Ao invés de defender suas teorias criou uma anti-teoria, é um anti religioso, repetindo o erro dos satanistas imaturos que não passam de mera caricatura do cristianismo.

    O desgaste moral e espiritual ao defender uma posição assim é evidente pelo fato simples de que religiões tem seus defeitos, mas de alguma forma defendem princípios de fraternidade. A aplicação prática pode ser defeituosa porém o objetivo da religião é fraterno por si.

    A religião neste momento evolutivo ainda não foi descartada e possui ritos e seguidores, muitos amparadores trabalhando. Waldo ao Atacar publicamente a religião e seus ídolos está atraindo para si todos os inimigos seculares destas religiões.

    O citado grupo católico ao menos possui uma egrégora e seus ritos particulares, seus seguidores esta é sua vantagem sobre a atual conscienciologia que nem isso possui. Apenas afirmações de um paranormal e alguma casinhas em Foz do Iguaçu, os espíritos evoluídos já foram embora faz tempo pois não aceitam os modos usados."

    Lázaro parabéns pelo trabalho e lucidez.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Murilo Vieira Lino, RIDÍCULO seu posicionamento, típico "estupro evolutivo" e totalmente sem maxifraternidade... Muitos do IIPC teriam vergonha da sua postura. Vá usar o EV para aumentar sua lucidez e cumprir sua proéxis, e não ficar criticando posicionamentos razoáveis dos outros. Deixa de ser waldista e vá ser conscienciólogo, rapaz! Abs, Luiz Silveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Silveira pusilânime, ridículo é ser covarde e não ter posicionamento nenhum neste período intrafísico (síndrome do murismo). Quando fiz esses comentários, algum tempo atrás, os fiz sorrindo e expondo os idiotismos redigidos por esse pseudo filósofo comteporâneo. O cidadão não entendeu nada do Paradigma Consciencial, principalmente da especialidade Descrenciologia, e escreveu esse artigo pífio tentando desvirtuar a Conscienciologia. Não tem nada de "estupro evolutivo", mas sim de tares (tarefa do esclarecimento) nos meus escritos. Luiz Silveira, te indico o livro Coragem para Evoluir. Naquela época, ainda não dominava minhas energias conscienciais e minha retilinearidade pensênica era pífia!

      Excluir
    2. Murilo só há uma nomenclatura que cabe como uma boa luva em você: Fanático fundamentalista do "Mestre Waldo" Você está abaixo da crítica de qualquer outro debate a respeito de filosofia, ciência e religião. Muito sofrível sua visão meu caro. Vá refletir 5 anos como normalmente você lunaticamente recomenda e depois volte.

      Excluir