quinta-feira, 29 de abril de 2010

Como se sente servindo de inspiração para tantas pessoas?

Obrigado. Mas não sei se de fato sou. As vezes até me assunto quando vejo tantos voadores fazendo filosofia, estudando psicanálise, rompendo paradigmas, sendo mais universalistas, repensando seu próprio pensar, seguindo caminhos que, mal ou bem, eu trilhei.

Penso mais que somos, todos, testemunhos e exemplos a partir de nossos atos e pensamentos. E todos nos sintonizamos com pessoas afins. É natural, não embute juizo moral. Mas fico feliz se muita gente puder crescer, de algum modo, comigo. Já sou satisfeito por dar sentido e mudar para melhor a vida de um pequeno punhado de pacientes. Se isso for além do consultório, valeu ter vivido por aqui.

Não sou santo, tenho emoções e sentimentos, não perco piadas, faço terapia como meus pacientes, tenho muito a aprender sobre mim. O que talvez faça diferença é que eu tento falar a verdade sempre, mesmo quando é desconfortável para mim - aprendi que isso liberta e, a médio prazo, é mais coerente e recompensador. Tento fazer as coisas mais ou menos certas, mais acertar do que errar. E acho que tenho um bom coração, e na medida do possível, mantenho o menino-moleque morando sempre dentro dele. Também não me canso de estudar. E acho indispensável compartilhar um pouco do que tenho, seja material, intelectual ou espiritual.

Faço tudo isso naturalmente, não exijo dos outros que façam o mesmo, não faço por promoção ou visando recompensa. Não saberia ser diferente. Faço POR MIM. Acho que não é mais que minha obrigação, e sem o "peso" associado à palavra "obrigação".

Parece que em um mundo onde poucos fazem isso, a gente tentar pensar, estudar, acertar, falar a verdade e compartilhar já nos torna uma espécie de "líder" ou "inspiração". Fico um pouco feliz e um pouco triste com isso. Feliz pelo reconhecimento, que é indispensável para que não mudemos de caminho. Mas triste porque SEI que não faço tanto assim, e que em terra de olho, quem tem um cego... errei!

Dizem que experiência é um pente que nos dão quando ficamos carecas. Bem, cabelos eu não tenho mesmo, o jeito é compartilhar os pentes que guardei. :-)

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário