quarta-feira, 28 de abril de 2010

É possível conseguir sozinho o mesmo resultado que se tem através de análise/terapia (mesmo que mais lentamente)? Se sim, como fazer?

Ah, sim, a psicanálise existe só há 100 anos, e a humanidade há muito mais tempo. O problema é que demorar muito, traz sofrimentos evitáveis, e no fim poucos conseguem chegar sozinhos lá. E quando chegam, às vezes o DESGASTE de energia que tiveram para se "controlar" e segurar tudo "sozinhos" sem nem terapia nem medicação foi TÃO GRANDE que não valeu a pena, ou não lhe permitiu curtir a paisagem da estrada de sua vida... A mesma energia (e dinheiro, e tempo, e coração, e sexualidade, e carreida) desperdiçada em nossos padrões e equívocos e seu conserto "na raça" poderia estar sendo utilizada para sermos felizes. Eu prefiro, e por isso não dispenso jamais minha terapia semanal. Por mais que eu estude, nunca vou saber tudo sobre mim, e a psicanálise pode favorecer MUITO o processo de amadurecimento. Antes daqueles 30 segundos finais antes de morrer quando, dizem, descobrimos que tudo faz sentido, e as respostas sempre estiveram ali.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário