sexta-feira, 30 de abril de 2010

É normal um adolescente de quase 19 anos não ter vontade de sair de casa final de semana, não ter uma vida social além do pai e da mãe dentro de casa? Eu sei que não tenho o direito de me meter nisso, mas estou curiosa pra saber as possíveis causas

Não, não é. NORMAL é o que é usual, o que está na curva de Gauss, o que a maioria (certa ou errada) faz.

A pergunta a se fazer é se é FUNCIONAL ele ser assim? Ou seja, se sendo assim ele namora, trabalha, estuda, tem
bons resultados, tem boas relações afetivas com a família, amigos, colegas... Se sua carreira esta indo adiante, se seu futuro está sendo bem construído, esses parâmetros de FUNCIONALIDADE.

Se ele está bem e próspero em todos sentidos indo contra a média, tudo bem. Mas isso é a excessão, e não a regra. Em geral, a normalidade faz bem.

Você relata o que PODE SER um quadro depressivo. Se for, PODE SER patológico. Mas não há como dar diagnóstico com tão pouco, e sem escutar o principal envolvido, ELE. Até que ponto, por exemplo, esse comportamento não poderia ser de uma adolescência tardia, ou por um conflito silencioso com a própria família e seus conceitos, ou por não ter superado alguma questão importante para ele (e não para nós), ou até mesmo em relação à sua afetividade ou sexualidade? Cada caso é um caso, e estas são apenas algumas das possibilidades.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário