quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como posso provar para mim mesmo a existência da alma? pois de uns tempos pra cá aumentei em minha consciência a palavra Ateu.

Você não pode provar a existência de nada metafísico, caso contrário não seria metafísico, mas sim empírico, experimental.

Você pode ter, porém, uma certeza íntima, uma experiência pessoal e/ou uma questão de fé. Alguns tem experiências - de todo ou de vazio - que os marcam e preenchem para sempre. Eu mesmo já tive algumas assim, mas não tenho como reproduzir ou transferir. Quem as tem, em geral se cala. E as que não tem, saem gritando e pregando o nome de Deus, pra ver se ele entra por osmose, rs.

O fato de não acreditar em alma não significa, necessariamente, ser Ateu. Você pode crer em um princípio maior (ou não) sem os moldes das almas das mitologias cristãs, espíritas ou hindus.

Não acho que seja a razão e provas que tenham que dar conta de todas as questões da alma; do mesmo modo que não aceitamos mais o pensamento medieval de que a crença/fé deveria subjugar ou conduzir a razão.

Na minha opinião, o Objetivo e Subjetivo, Consciente e Inconsciente, Material e Espiritual, Transpessoal e Pessoal, Lá e Aqui, Yin e Yang, Transcendente e Científico, Poético e Racional devem co-existir e se complementar, assim como os hemisférios direito e esquerdo do cérebro.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário