sexta-feira, 23 de abril de 2010

O bem sempre vence o mal ?

Vide resposta anterior. Ques Bem? Que Mal? De que conceitos falamos? Que luta é essa com o qual estamos dividindo as forças maiores que não conhecemos? Com que critérias as julgamos e as dividimos em dois times a partir de nossos interesses imediatos e limitados?

Mas no senso comum, quero crer que princípios de BEM tendem a prevalescer. Há uma bela frase de Gandhi a esse respeito. Sou otimista a respeito da humanidade. A história demonstra um prevalescimento, ainda que lento, da maturidade, da justiça e da razão.

Também do ponto de vista espiritual, quero crer que os princípios de "bem" são superiores ao do suposto "mal". Em outras palavras, que é possível um crescimento e evolução, rumo a um centro maior da personalidade (Self), individual e coletivo. Se não acreditasse nisso, todo o esforço ético, espiritual e filosófico de algum modo seria em vão.

Mas voltando à pergunta anterior, é indispensável caracterizar bem o que viria a ser esse "bem" e "mal". A pergunta como está pressupôe uma luta maniqueísta entre aquilo que eu JULGO bem e mal. Não creio que seja algo simplista assim.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário