terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que vc acha do recém lançado "livro negro da psicanálise"?

Muito engraçado e reducionista. Recém lançado há quantos anos? :-) Respondo a essa pergunta a pelo menos uns 3 anos, e cada vez com menos linhas...

É mais ou menos como querer explicar o amor do poeta a partir da análise dos átomos de tinta deixados no papel. Explicar a biologia apenas com a química, e aí provar que moléculas não existem. Explicar a mente apenas com o cérebro. Compreender as complexas relações humanas apenas pelos comportamentos externalizados. Não dá.

Não perco muito tempo com isso, uma vez que a INTENÇÃO é provocar polêmicas e conflitos onde não há, e alimentá-las é uma forma de ajudar o autor. Ele precisa de mais dados para começar um debate. Por exemplo, atualizar-se com os trabalhos de Eric Kandel (prêmio Nobel), Mark Solms (neuropsicanálise) e outros tantos que tem bastante pesquisas multidisciplinares unindo mente e cérebro.

A neurociência que desconsidere a psicodinâmica mental é evidentemente reducionista, ASSIM COMO também é reducionista o psicanalista que desconsidere os progressos da neurociência. Não podemos compreender a complexidade da CONSCIÊNCIA a partir de uma ótica só.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário