sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Em sua vida, há algo que aprendeu apenas com a idade, com o passar do tempo? Há algo que gostaria de ter feito, caso tivesse a cabeça que tem hoje, porém em corpo mais jovem?

Experiência é um pente que te dão quando você já está careca, é um farol de milhas que instalam na traseira do carro apontando para a estrada que já passou.

Evidentemente, gostaríamos todos de ter mais maturidade emocional na juventude. Fico pensando como poderia ter sido minha vida, meus amores, minha carreira, minha família, meu patrimônio, minhas realizações se eu tivesse apenas uns 10% a mais de maturidade emocional para o óbvio, para o que já estava em meus sonhos, para o que meu inconsciente já apontava e eu não via. Mas isso é o problema de todos, e isso é o tipo de coisa que descobrimos em terapia.

Por isso, a única coisa que desejaria MUITO ter feito 10 ou 20 anos antes era psicoterapia séria. O resto seria consequência. Perdemos muito tempo tentando perceber o óbvio que no fundo já sabiamos. Há questões infantis que só resolvi há pouco tempo, outras talvez eu nem tenha descoberto ainda. Não era necessário perder tanto tempo com algumas. Dá para descobrir isso aos 50 ou 80 por si só, mas eu preferiria ter feito terapia aos 20 e usado esse tempo vivendo para MIM - e não tanto para o desejo do Outro.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário