sexta-feira, 26 de agosto de 2011

você é mesmo herege?

O que você chama de herege? Deus está mais presente em minha vida, pensamentos e atitudes do que na da maioria dos que se dizem religiosos. Ética e amor, também.

Se o que chama de "heresia" é o significado original do termo, "escolha", capacidade ou possibilidade de questionar o senso comum, então nesse sentido sim, todos os filósofos são "hereges" por definição - inclusive (ou principalmente) os filósofos cristãos. Se por outro lado usa o termo como nos tempos da Inquisição, designando membros de correntes alternativas do cristianismo, subversões alternativas ao pensamento dominante, creio que não se aplique a mim: não me reduzo a esse jogo de poder e crença entre os "oficiais" e "opositores". Um membro de heresia, nesse sentido, quer de algum modo ser a oficial, tem também seu dogma, ainda que contrário. Não é meu caso, não quero disputar nada, nem levar "verdade" pronta minha para ninguém. Mas se por "herege" entende o que o senso-comum chama, uma espécie de rebeldia atéia ou anárquica, então não, não sou herege. Meus pensamentos giram ao redor de Deus, e Ele é para mim uma experiência direta, íntima, alienável. Não há "heresia" por não haver competição com nada ou ninguém. Talvez isso incomode quem preferia que eu fosse de uma certa ortodoxia, espiritualista ou cristã. Esses talvez me chamem de "herege" por eu ousar falar de ou com Deus sem (necessariamente) adotar os mesmos pastores. Eu relevo, pois eles não sabem de minhas experiências íntimas - nem o que o termo "herege" quer dizer.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário