sexta-feira, 1 de abril de 2011

O filósofo cristão Huberto Rohden falava que quem diz que Deus Existe é ateu! Pra ele, o mais certo seria dizer Deus É! O que você entende sobre isso?

Um jogo de palavras, dentro do contexto do que ele queria redefinir como "Deus", "Ateu" e "é". No meu modo de ver, olhando só a frase isolada acima e não a linha de argumento do Rohden (não sei qual foi), tudo está muito falacioso!

Eu diria que o fato de se afirmar que "Deus É" - o que até concordo, em um sentido platônico, ou seja, de Deus não carecer, Deus não conhecer, Deus não Amar, por não ter vazios - não implica que quem apenas DIZ que Deus Existe seja ateu.

Além do mais, ateísmo presume crença, e crenças são pessoais. Eu até comungo da CRENÇA de Rohden de que Deus seja pleno, um TODO, e que portanto não seja redutível a conceitos humanos como "existência". Então, eu e ele cremos que "existir" é teologia por analogia, e que isso é impreciso. Mas não posso chamar quem crê na teologia por analogia - São Tomás de Aquino, por exemplo - de "ateu" sem forçar bastante a barra.

Mas dizer que Deus "É" também não é lá muito preciso, e aí cairíamos, talvez, na teologia negativa. Se é impossível dizer o que Deus "é", inclusive que ele seja existência, ou que ele simplesmente "seja", talvez a teologia possível seja discernir aquilo que ele não é: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_negativa

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário