domingo, 29 de janeiro de 2012

Olá, Lázaro. Existe diferença prática entre psicoterapia e psicanálise no que se encontra pelas clínicas por aí? Quais seriam as diferenças importantes para quem está procurando uma ajuda na questão "conhece-te a si mesmo?" Desde já, grato,

Psicoterapia é todo e qualquer tipo de atendimento psicológico com intenção terapêutica. É praticada tanto por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. Psicanálise é uma das possibilidades de psicoterapia, embora cada vez mais eu a veja com menos necessidade "terapêutica" ("ter que" curar alguém, como o psiquiatra e alguns psicólogos "tem") e com mais foco no existencial.

Se o objetivo é conhecer a si mesmo, a médio-longo prazo, creio que a psicanálise ou a psicoterapia junguiana sejam mais indicadas. Há outras boas abordagens, como a logoterapia, a humanista, a sistêmica, a filosofia clínica, cada um com suas características. Mas se o objetivo é mais trabalhar em conjunto com um psiquiatra e remédios para resolução rápida de uma psicopatologia específica, sem precisar entrar nas camadas mais profundas de Si-Mesmo, as psicoterapias do tipo "cognitivo-comportamental" (as mais adotadas por psicólogos hoje) podem ser mais indicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário