terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como trabalhar a auto-estima para evitarmos delírios auto-referentes?! Como desenvolvê-la de modo equilibrado?! Tem alguma leitura sobre este assunto?

Bem, delírios e alucinações recorrentes não são sintomas de baixa-auto-estima, e podem indicar questões mais sérias.

Se a própria pessoa reconhece ter baixa-auto-estima a ponto até de sujeitá-la à possibilidade de delírios, me parece que é hora de considerar a possibilidade de algum tipo de psicoterapia ou análise.

Livros específicos tem suas limitações, inúmeras, e não passariam de auto-ajuda. Pode até ser que haja algo "específico" para essa situação genérica, mas dificilmente teria como considerar as particularidades de sua vida. No fundo o problema desses livros é o mesmo de certas "terapias", em particular as "alternativas" e "esotéricas": Acabam sendo "conselhos", ou seja, a projeção inconsciente do autor ou terapeuta. O que jamais será a sua vida, ou a solução de SEU inconsciente.

Psicanálise é outra coisa, quase o CONTRÁRIO de "terapia". Afinal, se eu der a MINHA solução para o seu "problema", ou a de minha "intuição" ou mesmo mentor (ao invés de me abster de julgar e ajudar a encontrar a SUA solução interna e pessoal), então não terei tirado você de SEU padrão, não terei trazido compreensão pessoal, e você CERTAMENTE repetirá o padrão com outras pessoas, depois.

Essa é minha ressalva contra livros de autoajuda, conselheiros, terapeutas "alternativos", substâncias curadoras externas (sejam alternativas ou farmacológicas) e psicoterapeutas cognitivo-comportamentais. Tudo isso pode ser muito útil em alguns momentos, SE aliado à compreensão das causas e ANÁLISE dos motivos inconscientes mais profundos. Isolados, podem ser mera panacéia, placebo, mudança superficial - ou, em alguns casos, serem até nocivos ou perigosos, por sujeitarem a pessoa que sofre a uma eterna repetição de padrões - sem mudar de fato a causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário