segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Se você fosse recomendar leituras espiritualistas, o que recomendaria hoje? Autores, títulos, que considera importantes?

Depende muito da preferência, do tipo de estudos que se deseja. Mas em termos de ESPIRITUALISMO, algumas coisas me parecem básicas e obrigatórias, se não leu ainda, nunca é tarde:

- Obras de Osho. Todas, qualquer uma. Bom senso no aqui agora.
- Autobiografia de um Yogue. Yogananda. Pra ter uma idéia da espiritualidade hindu de fato, e não da aulinha de yoga da academia ou dos deuses indianos da banquinha de incenso da esquina.
- Teoria dos Chacras, Horishi Motoyama. Para ter uma noção séria de meridianos, chacras e bioenergias, que ajudará DEMAIS a perceber os (inúmeros) equívocos de várias outras abordagens esquisotéricas.

Também acho bom, em termos de espiritualismo, ter uma noçãozinha básica de filosofia. Tem muito mais a ver do que a maioria pensa. E ajuda a conhecer o resto do caminho. Recomendo o simplezinho "Fique Por Dentro da Filosofia", pra ter pelo menos uma idéia do mapa. Verão que muitas das coisas que pintam de espiritualismo são conceitos de lá, e que tem um ótimo tratamento filosófico. Também gosto, para principiantes, do "Guia Ilustrado Zahar de FILOSOFIA". Trata bem da questão da metafísica, da filosofia da religiãoda teoria do conhecimento e das falácias - quatro campos IMPORTANTÍSSIMOS para qualquer estudo religioso mais sério.

Pra quem quer o acréscimo psicológico, acho importante também "Jung e os fenônemos psíquicos". Faz uma interface entre a espiritualidade, mediunidade e os conceitos junguianos. Especialmente para quem é mais espiritualista e não leu o "Memórias, Sonhos e Reflexões", do Jung. Ler um desses dois é quase obrigatório, a meu ver.

A partir daí, vai depender do interesse de cada um. Há boas obras para quem quer mais sobre curas e passes (Mãos de Luz, por exemplo), outros para quem é mais espírita, ou mais orientalista, ou mais hinduista, etc. Depende. Mas damos muitas sugestões lá na voadores.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário