terça-feira, 14 de dezembro de 2010

É favor da legalização da maconha?

A questão é complexa. Sou mais a favor da descriminalização do que de uma "liberação" irrestrita. Pelo menos no 1º momento.

Mas tendo a pensar que seria menos pior não deixá-la nas mãos de traficantes. A ilegalidade força usuários desta substância, relativamente leve, a terem que alimentar o narcotráfico e colaborarem (in?)diretamente com crimes e drogas mais pesadas.

Por outro lado, a experiência dos países que institucionaram maconha e prostituição infelizmente demonstrou o óbvio: o consumo e a prostituição não diminuiu, aumentou. Quanto mais maconha, mais maconha. O que exigiria outro tipo de controle e educação, já que trata-se inclusive de saúde publica. E, convenhamos, educação e saúde pública estão longe de ser o forte do Brasil.

Pessoalmente penso que já há várias drogas no Brasil que nem são ilegais nem podem ser vendidas indiscriminadamente. Anfetaminas, por exemplo. Estão na farmácia. Precisam de algum controle. E não dão lucro direto aos traficantes. Acho incoerente a maconha e o Daime não terem controle semelhante. Mesmo o álcool tem algum controle e impostos. Não é vendido em qualquer lugar. O uso antes de dirigir pode dar cadeia. Há grupos de apoio a usuários, que são vistos mais como doentes do que como criminosos. Não há motivo para haver tanta diferença com a maconha (indevidamente criminosa) e com a ayahuaska / Daime (indiscriminadamente liberada, apesar de bem mais potente e nociva que um simples baseado).

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário