quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Concorda com a Escala Evolutiva das Consciências apresentada pelo Waldo Vieira? Consréu transmigrada, Isca inconsciente, Serenão, etc... Você acredita que isso possa ser dividido dessa forma? Parabéns pelo seu trabalho!

Consréu, Isca e Serenão? Hahahaha. A embalagem é engraçada e pouco atrativa para quem não é da seita. Se isso puder ser dividido de forma absoluta, o que é muito relativo e pouco provável (as divisões são didáticas e atender sempre a direção traçada por uma ideologia); e se puder ser dividida DESSA forma, vamos combinar que poderiamos usar outros nomes, né? hehehe.

Olha, se for para fazermos divisões evolutivas para o espírito absoluto, ainda fico com a do sistema dialético de Hegel. Me parece que o "Serenão" está longe de chegar perto disso, ao contrário: a visão conscienciológica não observa o ser como parte deste UM absoluto, ainda me parece um pouco esfacelada e hierárquica, pouco verossímel, parecendo mais uma evolução (ou variação) dos diversos sistemas religiosos já existentes. A teologia conscienciológica me parece um pouco dependente demais do paradigma evolutivo, vejo pouco monismo e consciência do UM ali.

Se for para escolher uma divisão mais religiosa, prefiro a do Samkhya e do Vedanta. Se for para adotar alguma neo-filosófico-esotérica desses diversos tipos de neoespiritismo e pósespiritismo (onde, me parece, a conscienciologia se encaixa), me parece que a da Teosofia é um bom ponto de partida (embora complexo e subdividido demais). Portanto, com todo respeito, penso que essas criações mais estranhas do Waldo sejam ótimas para o sistema interno do Waldo, e de pouca praticidade para o mundo externo aos seus grupos.

Fica a dica para conhecer melhor o sistema de Hegel. Não para concordar, mas pelo menos para ter o parâmetro do que vem a ser uma divisão de fato mais estudada. É preciso mais do que rebatizar divisões simplistas com novas crenças.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Um comentário:

  1. 1. A Conscienciologia não é religião. É ciência.
    Diferente de seitas, ela explica e aborda os temas de forma lógica, racional, sem misticismos e ocultismos. Portanto, não é um "pós-espiritismo", ou possui uma teologia.

    2. A Escala Evolutiva foi contruída limitando a primeira ressoma de uma consciência na Terra (Consréu Transmigrada) e a consciência com última ressoma na Terra: o Serenão.

    Essa escala não tem o intuito de classificar as consciências por nível.

    É importante pontuar que, a consciência evolui de acordo com o nível de interação multidimensional e do nível de assistencialidade.

    ResponderExcluir