sábado, 18 de dezembro de 2010

O que você pensa a respeito do Hedonismo ?

É meu tema de trabalho em filosofia: Hedonismo Epicurista (o original) versus o Hedonismo NeoNarcisista (atual). Difícil explicar toda a tese aqui. Vou para o mestrado com ela. Mas adianto que há uma distorção do conceito do hedonismo, de Epicuro e da filosofia do Jardim. O que chamam hoje equivocadamente de hedonismo é praticamente o contrário.

Bem, isso quem estudou Phi antiga até sabe. Mas resta então compreender o que é que temos nos tempos atuais, e porque é chamado ou confundido com o "hedonismo". Que tipo de ideal ou justificativa é essa? Constitui ou não uma filosofia? Para falar disso, lanço mão da Psicanálise da Sociedade Contemporânea, de Erich Fromm, suas críticas ao hedonismo capitalista do Ter X Ser, e agrego as contribuições recentes de Baumann sobre a Modernidade Líquida. Retomo a idéia pouco difundida de Freud de tratar a sociedade, e não o indivíduo, aproveitando para isso as leituras feitas pela Escola de Frankfurt.

Aí dá para voltarmos a falar de hedonismo, o original e o atual, para tentarmos chegar em alguma conclusão. Posso adiantar que sou simpático ao hedonismo, o de Epicuro, e vejo nele algo de espiritual. Naturalmente, o que a maioria chama de hedonismo é outra coisa, que em alguns casos pode até mesmo ser patológico, seja do ponto de vista individual, seja no da análise da sociedade. Mas é um longo papo, que precisaria ser melhor demonstrado.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário