sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Você tem alguma expectativa para depois que seu corpo físico morrer? no futuro longe, espero! :) Mas o que você imagina que vai acontecer? Tem medo ou ansiedade quanto a isso? Se preocupa com isso?

Os quatro remédios de Epicuro curam a dor dessa angústia. Se a morte existe, eu não vivo para sofrê-la. Se eu existo, a morte não existe. Então não há dor.

A fala de Sócrates diante de seu envenenamento também. Não há o que temer da morte. A perspectiva de um sono eterno não apresenta nenhuma dor. Então estarei muito bem. Em havendo vida, esta será de algum modo compatível ao que fiz e faço, e tenho minha consciência tranquila. Então estarei muito bem.

A única coisa que seria angustiante - e por isso Sócrates prefere tomar a cicuta do que negar as acusações - seria viver e morrer de modo diferente do que acredito. Minha vida é minha filosofia e crença, minha filosofia é minha vida e crença, minha crença é minha vida e filosofia. Em continuando, não há dor. Em não continuando, também. Então estarei muito bem.

Para saber mais sobre o quadrifármaco de Epicuro, receita infalível para combater a dor e viver o prazer, vide página 272 (do site) em http://pt.scribd.com/doc/36269858/Historia-da-Filosofia-Volume-1-Giovanni-Reale-Dario-Antiseri-theoriapratica (use o sistema de navegação embaixo)

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário