quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O mundo tem seu tempo, ele pede pressa e não concorda com o tempo de muitos métodos terapêuticos. A psicologia não tem preocupação com eficiência?

Há perguntas que mais parecem querer afirmar defensivamente alguma crença prévia do que ter a humildade e dúvida sincera de quem ocupa um espaço de perguntas em busca de uma resposta.

O "mundo" não falou comigo ainda, atenderei seu procurador, se ele tiver paciência de escutar respostas. Mas se a ansiedade do "mundo" não lhe permite sequer "concordar" com o tempo que ele mesmo necessita para elaborar suas próprias questões (afinal, o tempo não é o do analista nem o da psicologia, mas o do mundo doente), creio que "a psicologia", essa senhora, talvez não tenha mesmo como ajudá-lo. Fico me perguntando porque "o mundo" procura "a psicologia", parece que ele gosta dela, mas continua exigindo de todos aquilo que um dia esperava imediatamente de Gaia, a sua mãe.

Infelizmente, "a psicologia" tem sim preocupação com a "eficiência" e com os "resultados", herança do pragmatismo americano, um "me-engana-que-eu-gosto" de um mundo que, após se complicar por anos sozinho, chega ansioso exigindo uma técnica mágica ou comprimido milagroso que lhe cure instantâneamente de sua própria condição existencial.

E é por isso que eu não concordo nem com "o mundo" nem com "a psicologia". Sou psicanalista, não psicólogo. Não sou curandeiro, trabalho com auto-conhecimento, e isso não tem prazo, não tem garantias que substituam o esforço do próprio buscador, nem faz sentido ser procurado apenas para extrair uma verruga. Respeito profundamente às escolhas e o sofrimento humano

Pobre do Sr. Mundo, no dia em que ele puder ser apenas um ser humano, procurando não a dona "psicologia", mas sim um outro ser humano qualificado e habilitado para ajudá-lo, estabelecendo uma relação analítica e transformadora, respeitando o tempo que ELE MESMO demandar para que ELE (e somente ele) possa resolver SUAS PRÓPRIAS questões.... talvez essa sua angústia tenha outra resolução. Dona psicologia não pode viver a sua vida por ele. E mesmo nós, psicanalistas, o respeitamos tanto que só podemos ajudar o ansioso Sr Mundo se e quando ele se permitir ser ajudado. Psicanálise está aí para todos, mas não é mesmo fast-food, e nem todos estão para a psicanálise.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário