sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Por que temos pesadelos? Por que o inconsciente manda as mensagens de uma forma tão terrível? Ás vezes tenho pesadelos tão estranhos que fico surpresa com o "gore" que vem de dentro.

Sugiro que leia o livreto MAGIA INTERIOR, do Robert Johnson, que aborda de maneira didática o conceito junguano de "Sombra" psíquica, responsável por grande parte dos sonhos assustadores e/ou persecutórios.

De todo modo, pesadelos são sonhos riquíssimos, mostrando diretamente aquilo que o eu consciente não gostaria de ver. Recalques, traumas, sombra, compensações: está tudo ali, pedindo análise e providências, ainda que de forma simbólica. Caso não haja, o próprio pesadelo já é uma forma de vivenciar a sombra psíquica, diluindo a "energia" disso e evitando um surto posterior.

Costumo dizer que fico mais preocupado com pacientes que SÓ tem sonhos "coloridos", planos "celestiais" e cenários TeleTubies. Dos que "adoram" sonhar ou dos que preferem viver na cama do que acordar. Fico pensando como a vida desperta deve estar terrível e insuportável, para que tenha que COMPENSAR tanto, desse modo, no lado de lá. Do que o sonhador colorido tenta fugir? Haveria depressão?

De um modo ou de outro, sonhos "fortes" e repetitivos - sejam "bons" ou "maus" - sugerem análise, intervenção ou interpretação.

OBS: Não sei o que é "gore".

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário