quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como eu posso estabelecer um paralelo entre Neo (do filme matrix) e o filósofo Sócrates ou o espírito do homem que supera o abscurantismo da caverna? obrigado

O filme Matrix parece tratar da mesma analogia das sombras da caverna de Platão (Livro 7 do A República). Aquilo que os orientais chamam de Maya, uma ilusão dos sentidos. No platonismo, é necessário superar esse mundo das formas, uma vez que a realidade é a do mundo das idéias. Poderiamos comparar ao astral dos espíritas, do qual este mundo seria uma "cópia imperfeita", ou o Zyon de Matrix (embora Zyon não pareça lá uma imagem de perfeição).

Em todos os casos, temos variações do pensamento IDEALISTA ( Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Idealismo ) , uma visão filosófica de que o que percebemos é uma manifestação SENSORIAL (ou um fenômeno que se manifesta na percepção de tempo-espaço diante de nossas mentes, sentidos), e não a "verdadeira-realidade", que para alguns seria incognoscível (como o númeno de Kant).

Em Platão, o filósofo pode vislumbrar esse mundo das idéias a partir da dialética. Vide metáfora da linha: http://www.gilvicente.eu/cultura/platao.html

O que não podemos esquecer é que A REPÚBLICA é, antes de tudo, um projeto POLÍTICO-PEDAGÓGICO de Platão. A metáfora é empregada em um contexto, para defender a idéia de que um filósofo seria melhor Rei da República por estar preparado para ver aquilo que o interlocutor, cego pelas formas, não conseguiria perceber. Isso faz do sistema platônico, de algum modo, um sistema pragmático, tecnocrata, comprometido com um "objetivo" - o que é quase o contrário da livre filosofia, embora ele usasse a filosofia como meta. Digamos que Platão até hoje não teve muito sucesso na implementação de seu sistema. A única cidade que resolveu acolhê-lo e adotar suas idéias acabou fazendo o próprio Platão de escravo, pouco depois. Aguardemos os próximos 2600 anos, quem sabe nos elejam reis sobre os demais? Como sou filósofo, me candidato desde já ao cargo de supremo rei condutor.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário