terça-feira, 20 de julho de 2010

Olá, tenho um amigo engenheiro que é muito racional e esta com problemas na vida mas não aceita nada espiritual. Gostaria de saber se tem algum dica de livros consciênciais para indicar, sem serem muito espirituais.

Então. Fica difícil, sem saber o que você (e menos ainda ELE) considera "espiritual", "racional" e "consciencial". Se ele tem problemas na vida oriundos de uma condição psíquica, para isso existe psicoterapia - que é um RELACIONAMENTO humano, complexo e dinâmico (embora condense a síntese de dezenas ou centenas de livros que o terapeuta leu, mas não só isso). Não há comprimido, passe, palestra ou livro mágico que modifique a condição humana de um momento para o outro, sem esforço e sem trabalho relacional.

Além do mais, psicoterapia séria NÃO É algo "espiritual", no sentido estereotipado do termo. Se ele não quer espiritualidade, nem mudança, nem terapia, e a única "cura para a racionalidade" for racionalizar em MAIS livros, será mesmo que ele QUER mudar sua condição? Me parece tão coerente quanto curar uma ressaca com outra bebedeira. Fazendo a mesma coisa que sempre lhe trouxe problemas, provavelmente encontrará mais problemas. Com ou sem terapia, NADA MUDA SE A PESSOA NÃO MUDAR.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário