segunda-feira, 19 de julho de 2010

Existe fobia de fazer faxina?

Fobia é um MEDO, e um medo muito particular, o que tem causas inconscientes. Talvez você tenha aversão à ter que fazer faxina. Ou preguiça. Eu tenho um pouco de ambos.

Já para ter FOBIA de fazer faxina, precisaria que você tivesse, por exemplo, uma crise de pânico (sudorese, taquicardia, ansiedade, sensação de morte, etc) a cada vez que pensasse em fazer faxina, ou visse uma vassoura. Mesmo QUERENDO fazer a tal faxina. Algo simbólico inconsciente gerando uma reação inconsciente.

O que pode ocorrer também é algum trauma anterior, associado inconscientemente à faxina, que faz agora haver uma reação inconsciente. Praticamente um bloqueio. Por exemplo, alguém que era obrigado a fazer, ou que apanhava por isso, e não conseguiu elaborar bem isso.

Todos esses casos tem tratamento, seja psicanalítico (traumas, origens) ou cognitivo-comportamental (dessensibilização ao agente fóbico, elaboração de crenças associadas à limpeza e faxina). O importante aqui é não usar a "fobia" (ou o que quer que seja) como desculpa para não fazemos o que precisar ser feito: isso já seria um reforço ao tal trauma, se existir. E um conteudo inconsciente lhe IMPEDINDO de fazer algo da vida social, o que não é nada interessante.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário