quarta-feira, 21 de julho de 2010

É normal gostar pouco de sexo?

Bem, "normal" creio que não seja, se estiver em idade sexualmente ativa. A sexualidade é importante, e a maioiria da humanidade parece gostar muito. Normal é um critério estatístico.

Você poderia me perguntar se é "saudável", "natural" ou "funcional", que são outros critérios diferentes de "normalidade". Saudável, pode ser. Não há riscos conhecidos à saúde por não fazer sexo. Mas para isso precisaria haver uma investigação psicológica mínima, porque PODE SER que a falta de gosto tenha a ver com bloqueios psicológicos, experiências passadas, educação ou traumas. Aí deixa de ser saudável, do ponto de vista psíquico, ainda que saudável organicamente.

Natural, não é. Me parece que os animais na NATUReza "gostem", ou pelo menos "façam". Não parecem ter complexos, se acharem feios ou gordos, guardarem mágoas de outras relações ou se fecharem em crises existenciais.

Funcional, DEPENDE. Para quem está numa relação afetiva a dois - que é a via natural e saudável para a maioria - não gostar de sexo não é nada funcional, pode trazer alguns aborrecimentos e crises desnecessárias.

Veja, estamos falando em não gostar. O que é "normal" ou não para um casal varia bastante, e tem inúmeros componentes. Inclusive a relação com seu próprio corpo, sua idade, o desgaste ou não da relação, a sua auto-estima... E a presença ou não de estados psicopatológicos.

Outra questão é a idade. Tenho pacientes de 50 a 70 anos que criam crises desnecessárias em suas relações por cobrarem, de algum modo, de si mesmos ou dos parceiros, um desempenho / frequência / interesse sexual mais compatível com o que vivenciavam na faixa de 30 a 40 anos. Certamente não deveria ser o caso. Expandimos nosso tempo de vida, mas o corpo ainda tem seus limites, e a mente acompanha nossa evolução - ou deveria. Há muito adolescente de 50 anos por aí.

Em todo caso, se isso lhe traz prejuizo, discuta o assunto com um psicoterapeuta sério. A maioria deles não cobra consulta inicial. Se vocês dois compreenderem que há questões mais profundas que demandam um processo psicanalítico, em havendo, porquê não? ;-)

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário