terça-feira, 20 de julho de 2010

O que é amor? Existe a alma gêmea? É possível existir alguém com quem possa trilhar uma jornada em comum? Como atrair essa pessoa?

- Depende do contexto em que se pergunta ou responde. Para a neurociência, falariamos em oxitocina e dopamina explicando amor e paixão, e estão relacionados à preservação da espécie. Para Platão, amor é o sentimento dos seres incompletos, projetando o que lhes falta em outro ser. Para o grego, algo que podia ser dividido em eros (a dois, erótico), phylos (fraterno) e ágape (maior), faltando incluir o amor por si mesmo (ego). Em um sentido metafórico e espiritual, Amor é um sentimento maior, podendo ser confundido até com o próprioc conceito de "Deus". Eu costumo dizer que o Amor. Para enamorados, confunde-se com paixão e tesão, e é rebaixado a mero cumprimento ou pronome de tratamento. Muitos contextos, muitos significados, muitas respostas.

- Não existe. Em nenhum dos contextos. Nem mesmo o espiritual. Seria um contrasenso. Essa idéia vem da má compreensão literal dos mitos socráticos do banquete ou das mônadas de Leibniz. O que ocorre é muita fantasia espiritual em cima de tudo. E o amor romântico é de longe o tema mais propenso a fantasias. Explico bem melhor isso em um conhecido (e recomendado) texto meu, vale a pena ler:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/03/utopias_espirit.html

- Sim, é possível trilhar jornadas em comum. A humanidade vem se reproduzindo assim. Eterninade é fazer o aqui-agora tão presente quanto puder durar. Eternidade irrefletica seria uma maldição. Não deixe as fantasias inalcançáveis de "amor-astral-5-estrelas" lhe roubar o prazer que poderia haver em uma simples e proveitosa relação 1 estrela possível, e ainda assim plena.

- Não se trata de "atrair". Não é uma caçada ou predestinação. Falamos de um RELACIONAMENTO, ser agradável a alguém que é agradável a você, aprender a trocar, aceitar o outro com seus defeitos assim como ele aceitaria os seus, estar disposto a sair da zona de conforto. Se parece impossível "atrair" alguém sendo quem se é, talvez seja o caso de mudar algumas coisas desse "seu jeitinho". O que observo em muitos casos é gente que ao mesmo tempo que quer "ser amada" é cada vez mais exigente e fechada, e ao mesmo tempo menos disposta a ceder, a tolerar, a ser agradável, a entrar no mundo do(s) outro(s). E os anos não colaboram, é claro. Repito a velha máxima da Leila Navarro: NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR.

Cada vez que me perguntam na clínica "porque meu amor ainda não veio" ou "porque só gostam de mim e não surgem como o MEU amor" observo sempre que essas pessoas já tinha o "destino" antes mesmo de empreender a viagem. Acontece que o amor (romântico) não é o destino, mas a estrada. Compatilhada a dois.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário