segunda-feira, 28 de março de 2011

Gostaria de saber se antidepressivo pode causar disfunção erétil irreversível. Tenho 21 anos e tomei fluoxetina 20mg/dia por 2 semanas e parei por sentir queda na libido e disfunção erétil. Após 7 meses que parei com o medicamento o problema persi

Não, não causa. O motivo deve ser outro. Aliás, acho controverso isso de dizer que um Inibidor Seletivo da Recaptura da Serotonina CAUSA impotência. Sexualidade estimula a serotonina, o que pode ter acontecido é que alguém usava a sexualidade de modo compensatório, e ao equilibrar via aumento de serotonina deixa de cumprir os rituais de compensação. Em outras palavras, a libido por si só já não estava tão bem, e a aparência de normalidade podia estar se dando por rito compensatório. Além do mais, 2 semanas é muito pouco para avaliar o efeito. Seria melhor ter tomado o remédio para melhorar o estado psíquico que o levou a tomar, e então na normalidade trabalhar a sua sexualidade e relação com o corpo.

Ereção está ligada a vários outros fatores, inclusive motivação, auto-estima, circulação, idade, relacionamentos, etc. Se você tomou o medicamento por APENAS 2 semanas, e a disfunção erétil tem 7 meses, certamente não há relação direta entre uma coisa e a outra. Se o motivo da disfunção estiver ligada, por exemplo, a ansiedade ou a depressão, pode ser até que a medicação, depois de um tempo, ajude! Além do mais, há outros medicamentos do gênero ISRS, como paroxetina, sertralina, escitalopram, etc - discuta com seu médico a suposta impotência, não tome nem pare de tomar medicamentos por contra própria, e verifique se não seria adequado trocar o inibidor por outro mais adequado a seu caso e que lhe trouxesse menos efeitos colaterais, sejam estes psíquicos ou reais.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário