segunda-feira, 21 de março de 2011

Oi Lázaro! Posso te perguntar?, aquele AQAL (“todos os quadrantes, todos os níveis, todas as linhas, todos os estados, todos os tipos”) do Wilber funciona?! Serve mesmo de parâmetro para nos conscientizar sobre todo nosso Ser e sua capacidade de cr

A metodologia de Wilber "funciona", se é que se pode usar esse termo pragmático para um sistema filosófico de classificação. Não creio que a "função" seja o de "nos conscientizar sobre todo nosso Ser", isso parece mais um discurso religioso. Como o Wilber diz, o conhecimento é dinâmico, e ele não pode ter a pretensão de abarcar tudo aquilo que nem sequer existe ainda. Mas para aquilo que existe, visões de mundo, ciências conhecidas, disciplinas da faculdade, sistemas religiosos, física, biologia, espiritualidade, psicologia, filosofia conhecida, sociologia, etc, o sistema Wilberiano é capaz de colocar cada coisa em seu lugar SIM. Já a consciência espiritual (ou material, dependendo de seus objetivos).

Lembro também que o Wilber atual não defende mais o paradigma "evolucionista" na espiral. Antes ele pensava que atingir os níveis mais ecológicos e holísticos era um objetivo; hoje ele aborda mais uma visão INTEGRAL. Cada coisa em seu lugar.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário