sábado, 19 de março de 2011

você acha que quando o amor acaba a amizade continua?

Não sei se acredito que amor acabe. O que acaba é outra coisa. Não vejo mãe dizendo que não ama mais o filho, que vai trocá-lo por outro que mereça mais.

Se duas pessoas que tiveram trocas românticas o fizeram de forma amiga, é uma estupidez encerrar a amizade por não haver mais a troca íntima e sexual. Entretanto, costuma ser saudável dar um pequeno tempo, em respeito a dor alheia e necessidade de reestruturação. As pessoas não dão, tentam forçar a "amizade", e acabam invadindo e desrespeitando o outro ou a si mesmo. Ao final de 6 meses, o que poderia ser uma amizade e companheirismo preservando o lado bom do amor havido torna-se quase ódio. Seria mais inteligente ficar 6 meses sem ver durante o período de dor e perda, para poder recuperar o que for possível depois.

Por fim, costumo brincar dizendo que aquilo que uma ex se torna depois não é exatamente "amiga", mas uma "ex e amiga", o que cai em outra categoria e relação. Há as ex amigas, ausentes e inimigas. Mas em geral é um equívoco fingir que não houve a intimidade e reduzir o outro ao mesmo papel de qualquer amigo, como se nunca houvesse um plano conjunto e uma troca íntima. Isso pode ser inclusive ofensivo ou humilhante, especialmente a quem gosta mais ou a quem não queria terminar. Ex que são amigas para mim caem em outra categoria, muito especial em meu coração, que é algo quase familiar, e que merecem todo o respeito devido àqueles que um dia foram a cor e alegria de meu coração. Eu digo que as amo, pois o amor para mim não acaba. Amo minha mãe e não vivo com ela, amo filhos de um outro modo e não vou para cama com eles, amo a Deus e não de um modo romântico. O amor é flexível o suficiente para abrigar muitas formas e pessoas. O erro é chamar o sexo de amor, e achar que quando acaba o relacionamento afetivo, acaba também o amor. Isso, me parece, é um tiro no próprio coração, um cuspir no prato em que se pensa que comeu, sem perceber que de algum modo ainda o comemos. É uma heresia ao Deus do Amor que um dia evocamos por aquela pessoa. Não estou dizendo que devamos aceitar tudo, nem sermos "amigos" de quem está nos machucando, mas sim que antes de machucarmos ou desprezarmos o coração de alguém, é de bom tom observarmos antes se não estamos nós mesmos dentro dele.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Um comentário:

  1. Amizade

    Ivone Boechat (autora)

    A amizade
    é o mais belo afluente do amor,
    ela ajuda a resolver,
    com paciência,
    as complicadas equações
    da convivência humana.

    A amizade
    é tão forte quanto o amor
    ela o educa,
    sinalizando o caminho da coerência,
    apontando as veredas da justiça,
    controlando os excessos da paixão.
    A amizade
    é um forte elo que une pessoas
    na corrente do querer.
    Amizade
    é cola divina,
    cola demais,
    pode doer.
    A amizade
    tem muito mais
    juízo que o amor,
    quando ele se esgota
    e cisma de ir embora,
    ela se propõe a ficar
    vigiando
    o sentimento que sobrou.

    Publicado no AMANHECER –Reproarte- 3ª.e 4ª. Edições RJ 2004

    ResponderExcluir