segunda-feira, 21 de março de 2011

O sarcasmo é o primo feio da raiva?

O sarcasmo é o primo feio da raiva?


Não creio. Raiva é uma emoção, portanto necessária, inerente a todos mamíferos, sistema límbico, constitutiva. Já sarcasmo envolve intelecto, elaboração, cortéx cerebral, mais desconstrutor do que constitutivo, e geralmente desnecessário. 

Sarcasmo é a ironia usada de modo mais agressivo do que bem humorado. Ironia é um exercício inteligente, sarcasmo é um nocaute. Jesus e Sócrates eram bastante irônicos, mas não sarcásticos. 

Ironia pode ser amorosa, uma forma de bem humoradamente apontar o equívoco alheio pela negação, afirmando a inteligência e percepção sem precisar fazer a auto-afirmação, é quase um respeito à ignorância alheia. Já o sarcasmo é usado em discussões, em geral deixando bem evidente o ridículo da posição contrária - é um golpe, não necessariamente "raivoso", mas quase sempre uma forma de combate. 

Note que a raiva é inconsciente, tem algo de límbico; enquanto o sarcasmo requer intelecto, tem algo de córtex pré-frontal. 

Dá para viver sem sarcasmo, pois além dele exigir grande dose de inteligência para ser efetivo, é fácil errar na mão, ou acertar um queixo frágil que não o aguente. Concordo que o sarcasmo possa ser violento. Mas, convenhamos, há quem o mereça. :-P

2 comentários:

  1. Pois eu creio que sim. Embora o sarcasmo se manifeste de forma racional, sua relação com a raiva se dá pela motivação. Por isso o termo "primo" - um parente que pode ser próximo ou distante. Como você mesmo disse, o sarcasmo é um "golpe", normalmente usado de forma agressiva e que pode até mesmo ser violento. Ou seja, embora a raiva seja inconsciente, esse sentimento pode ser expresso através das palavras.

    ResponderExcluir