terça-feira, 12 de julho de 2011

Os relatos de experiencia de quase morte são provas de que existe algo alem do corpo físico?

Não necessariamente. Mas dão uma fortíssima suspeita, não acha?

Além do mais, para se falar em PROVAS, temos que pensar em método científico, em evidências empíricas. Me parece que ISSO não é possível, por razões óbvias.

Muitos filósofos da religião lançaram-se a compilar PROVAS da existência do transcendente. Algumas eu acho muito boas. Mas eles mesmos advertem que, embora usem o nome "provas", NENHUMA delas se traduz em evidências empíricas por si só. ENTRETANTO, quando temos uma série de indícios aparentemente coincidentes, podemos fazer APOSTAS (crença, fé) com um certo grau maior de "certeza".

Ainda assim, é divertido e fascinante observar que pelo menos ESTA dúvida é inevitável para todos, ateus ou céticos. E que pelo menos ESTA dúvida permanecerá SEMPRE sem resposta, SEMPRE inalcançável pela "ciência" (aspas), por motivos óbvios: tudo aquilo que se revela imanente deixa imediatamente de ser transcendente. E então o novo além passa a ser o novo transcendente para o qual se estabelecem novas dúvidas. Se a lagarta conseguisse demonstrar a existência de vida-após-o-casulo, ainda assim jamais imaginaria a nova duração da borboleta. E assim por diante.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário