quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sou ex-esquisotérica, a lista voadores me deu eslarecimento e discernimento, grata! Gostaria de saber se a afirmação: "Todo remédio tarja preta contém LSD na sua composição" é verdadeira?

Completamente falso. Ao contrário, nenhum remédio contém LSD em sua composição, já que a substância é proibida no Brasil e em quase todos os países.

Também é FALSO pensar que remédios tarja preta são necessariamente mais "fortes", ou que são "para doenças graves", ou que são "para loucos", ou os que "te detonam". Muitos deles tem pouca estatística de efeitos colaterais. Alguns deles fazem parte dos mais consumidos no mundo.

A tarja preta quer dizer que o medicamento traz riscos à saúde, na maioria dos casos de DEPENDÊNCIA química. Ou seja, é um remédio controlado, com retenção de receita, POIS se tomado em doses e frequências ERRADAS pode causar dependência do medicamento.

Observe que se tomar como indicado pelo médico, é seguro. E note também que causar dependência não é o mesmo que causar efeitos colaterais ou te deixar mal. Aliás, o risco de alguns deles mais conhecidos é o contrário, o de dar uma sensação de BEM estar, que não deveria depender do remédio, e que pode levar o usuário a consumir doses maiores para ter a mesma sensação de "prazer" ou tranquilidade. Daí o risco de serem usados como drogas. Se for um medicamento psiquiátrico, a terapia em conjunto é indispensável, para que as mudanças não dependam apenas de química. O medicamento é o adubo, mas o que você plantará em seu jardim depende de você.

Note que a tarja vermelha, característica de medicações que apresentam efeitos colaterais, pode muitas vezes estar presente em medicamentos com mais impacto do que alguns tarja preta. Muitos tarja vermelha tem, inclusive, retenção de receitas. Mas cada caso é um caso, pois medicamentos com risco de morte também precisam da tarja preta, embora não seja o caso da maioria.

Enfim, ninguém receita um remédio de tarja preta, especialmente os psiquiátricos, se não for estritamente necessário, ainda que por um tempo. Médicos são profissionais muito bem preparados e atualizados, com diversas responsabilidades inerentes ao exercício da profissão. Especialmente os especializados. Recomendo que toda e qualquer medicação psiquiátrica de tarja preta seja receitada ou confirmada por um psiquiatra ou neurologista. Desconfie apenas se for receitados por clínicos, ginecologistas, etc, salvo em casos específicos. Tratamento PSÍQUICO precisa de pessoal especializado em psiquismo, incluindo psiquiatra E psicoterapeuta. Aliás, as DUAS coisas são importantes. Terapia sem a medicação adequada pode ser ineficiente ou exaustiva, gasta-se muita energia tentando aliviar sintomas, esforço este que poderia ser empregado para sermos felizes. Do mesmo modo, medicação sem psicoterapia não tem como resolver, e acaba se tornando uma dependência eterna da medicação. Se não mudamos as causas, as consequências jamais serão diferentes, também. Mas às vezes precisamos de um pouco de medicação e terapia para COMEÇARMOS a mudar as causas, quando não conseguimos elaborar isso por nós mesmos.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário