sábado, 1 de maio de 2010

Grande Laz, só queria tirar uma duvidazinha simples: li um comentário seu dizendo que a depressão é a droga do passado e a ansiedade a do futuro. Eu sempre pensei que a ansiedade era a causa da depressão e dos outros distúrbios do mesmo gênero. qua

Eu disse que a depressão é a doença do passado. E a ansiedade a do futuro. Ansiedade é a premonição de uma emoção, há sempre algo de projeção futura nela. A depressão é depreciativamente crítica, lança olhares para o já vivido.

Há, claro, quadros consorciados. Hoje em dia a cultura e sociedade não deixam as pessoas viverem o lado positivo da depressão, e isso se traduz em ansiedade. Você "não pode" ficar triste, dizem que "temos que" sair, transar, gastar, viver - inibem o luto saudável. Isso implica em abafarmos nossa tristeza na marra, o que se traduz em ansiedade. Observo na clínica uma bipolaridade não classificada nos manuais psiquiátricos, que oscila entre mania e ansiedade, e não entre mania e depressão. Mas isso quer dizer que as pessoas não estão vivendo bem sua depressão, e a libido precisa sair de uma outra forma. A relação não é bem de causa-consequência, como você coloca, mas de psicodinâmica. Se a depressão não pode ser vivida, o inconsciente vai arranjar alguma outra defesa neurótica. Às vezes são compulsões, mas ansiedade também faz parte do leque de opções.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário