domingo, 2 de maio de 2010

O mundo é claramento injusto. Alguns nascem para sofrer, outros nascem com tudo na mão. Por que, no seu entendimento? Se Deus é bom e perfeito, por que faz isso?

Não creio que o mundo seja injusto. As leis "de Deus", sejam quais forem, estão aí, na natureza e não da Bíblia.

Não penso que Deus seja "bom" e "perfeito", nessa expectativa humana de bondade e perfeição. Somos nós quem separamos a natureza em coisas que gostamos e coisas que não gostamos, o "bem" e o "mal", e resolvemos (dentro de nossas cabecinhas) atribuir os NOSSOS conceitos de bem a um tal Deus, e os NOSSOS conceitos de mal a um tal Diabo. Enquanto isso, a natureza continua a ser o que é, sem dar tanta bola aos devaneios mentais e crenças dos macaquinhos bípedes humanóides do planetinha azul que gira na terceira órbita do solzinho que 5a grandeza em um dos bracinhos externos da Via Láctea...

Muita pretensão - ou infantilidade - nossa imaginar que o Criador de tudo isso está de olho na gente, e sendo exatamente aquilo que as supertições de um povo do deserto terráqueo resolveu escrever em sua Bíblia de 3000 anos atrás.

Agora, se você fala das diferenças dentro da SOCIEDADE humana atual, aí temos uma questão de sociologia, filosofia, política e economia para resolver. Podemos deixar a Teologia fora disso. Nós somos a sociedade, se nós fazemos injustiças, somos NÓS quem temos que resolver. É tão inocente achar que é Deus quem "faz isso" quanto esperar uma "intervenção divina" para que o Cosmo resolva as nossas próprias mazelas sociais.

Podemos começar votando melhor, privileginado quem tem projetos e compromissos sociais, e fazendo a nossa parte para o meio-ambiente. Já a reza é opcional.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário