sexta-feira, 7 de maio de 2010

Aliás, qual é a diferença entre psicanálise e psicologia? Ah.. recebi a recomendação desse livro:Introduçao A Psicologia Geral de David Myers.

Psicologia é uma graduação genérica de nível superior, bastante abrangente, onde o aluno tem NOÇÕES de psicanálise (e de muito mais coisas) mas não sai psicanalista. Muitos psicólogos saem formados sem sequer terem feitos seus próprios anos de análise. É uma profissão regulamentada pelo CRP.

A psicanálise é uma técnica específica para lidar com o INCONSCIENTE, com estrutura equivalente a um mestrado, que exige um curso superior qualquer (pode até ser o de psicologia), e mais anos de estudo depois, além da análise do próprio aluno durante anos por um analista didata habilitado. É uma profissão livre, auto-regulamentada por sindicatos e sociedades.

Muitos psicanalistas são psicólogos que resolveram complementar seus estudos e se especializar na clínica. Mas não é obrigatório ser psicólogo para ser psicanalista; assim como não é necessário ser psicanalista para clinicar em psicologia.

Do ponto de como lidam com as psicopatologias, entendo que em geral a psicologia se aproxime mais de uma abordagem biomédica, mais pragmática e focada em relação às consequências e "conhecido". Já  a psicanálise se aproxima mais de uma abordagem estrutural e filosófica, mais ampla e generalista priorizando às causas e "desconhecido".

Se por um lado a psicologia tem buscado alívios e curas, é célebre a frase de Freud dita a Jung, sobre os que comemoravam supostos "milagres" da cura psicanalítica: "Coitados... Mal sabem que viemos lhes trazer a peste". Encarar as próprias deslealdade e sombras não é tarefa fácil, mas na maioria das vezes, é a única opção para realmente mudarmos nossos padrões e repetições.

Falei apenas da formação. Para as diferenças ESTRUTURAIS mais importantes, Inconsciente X Consciente, por favor, veja meu artigo sobre essas diferenças em http://voadores.com.br/lazaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário