segunda-feira, 3 de maio de 2010

o que você mudaria na sua formação de psicanalista, ou melhor, se você pudesse percorrer essa trilha novamente, o que você faria diferente? O que é necessário pára ser um bom psicanalista? Por onde começar?

Eu gostei de minha formação transpessoal e multidisciplinar, marcos da Transpsicanálise de Keppe. Eu gostaria de ter tido mais enfoque em prática clínica e técnica psicanalítica (a formação do NPP, que hoje recomendo, é bem mais forte nessa área). Teria sido bom ter mais professores para ter mais variedade de abordagens. Mas complementei isso fora. Hoje curso filosofia para envasar mais ainda a clínica.

Como é necessário um curso superior ANTES de cursar psicanálise, eu recomendaria filosofia ou medicina - não por acaso, são as áreas historicamente ligadas à psicanálise. Psicologia também ajuda, se e somente se a pessoa se submeter à formação psicanalítica completa após a faculdade (infelizmente, poucos psicólogos se habilitam de fato em psicanálise, se consideram prontos apenas com conceitos mínimos).

Eu gostaria de ter um pouco mais de aprofundamento em Lacan, minha maior deficiência (por enquanto). Mas faço terapia lacaniana, e tenho bases complementares à psicanálise clássica em Jung, Winnicott e Frankl.

A formação em psicanálise é um processo dinâmico e sem fim, portanto, qualquer (bom) curso longo reconhecido pelo Sindicato de Psicanálise ou Sociedade Psicanalítica já está bom... para começar.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário