domingo, 2 de maio de 2010

Estou escrevendo um livro de ficção-científica que tem a Viagem Astral como foco principal. Você acha possível, via tecnologia, "forçar" uma Viagem Astral?

Possível é, pelo menos nos terrenos na ficção científica. Filmes como Matrix e A Cela exploram essa possibilidade. Seriados como Fringe também brincam com os limites entre a ciência e o dito "paranormal".

Pelo que sabemos, a projeção parece se dar em descoincidências entre ondas cerebrais e consciência (vide meus artigos no site da voadores). Teoricamente, é possível diminuir as ondas cerebrais. E em tese, poder-se-ia ter algum estímulo químico para manter a consciência desperta. Em teoria, se o que sabemos estiver correto, seria possível induzir - ou pelo menos facilitar - a ocorrência de estados alterados de consciência.

Também é interessante ver os estudos de neurociência com monges tibetanos. O estado alterado do samadhi parece poder ser descrito em termos neuronais.
http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/iluminacao_neuronal.html

E se um dia reproduzíssemos o que observamos neles, será que teriamos o mesmo resultado? Por enquanto, a ficção científica pode explorar. Amanhã, quem sabe? A experiência dirá, e não dá para fazer ciência já dizendo antes o resultado do experimento. Se é possível? Talvez.

Mais em
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/11/iluminacao_neuronal.html

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário