sábado, 1 de maio de 2010

Se minha mãe não tivesse conhecido meu pai, mas sim casado com outra pessoa, eu simplesmente teria outro pai ou eu seria outra pessoa?

Ou não seria você para colocar essa questão. Afinal, você poderia ser o seu vizinho, e ele não parece preocupado em saber se é você, rs...

Mas falando sério, o que você conhece sobre você tem muito a ver com genética e psicanálise. Atendendo pessoas a tantos anos, garanto que mais de 90% do que somos tem a ver com nossos pais, por mais que neguemos isso. Você não teria como ser essa identidade que conhece. Ou se preferir uma versão mais mística e filosófica, o outro é um outro-eu. Se formos usar o idealismo pós-kantiano, podemos dizer que o Eu e o Não-Eu são limitados. O Eu que se posta define o limite do Não-Eu, e ambos se limitam. Portanto, isso dá lugar a algo maior ilimitado, um Eu Absoluto. Mas aí complica. Divirta-se: http://migre.me/AVTM

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário