segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como evitar que a busca pela realização do self se torne uma desculpa para o exercício do mero egoísmo?

Se você diz "self", fala de conceitos junguianos ou winnicottianos. Isso implica em um inconsciente de ação COLETIVA, com um profundo senso de "ecossistema" humano, uma ética de ETHOS grego original, ou seja, a sensação de pólis, de bem comum, de expressão do indivíduo consciente enquanto célula de um ser maior. Egoismo? Como o próprio nome já diz, Ego não é Self, se fosse não haveria o conceito maior. O ego é importantíssimo, mas é apenas a pequena porção individual que julgamos conhecer sobre nós, a ponta de um iceberg. Portanto, se o contato com o "self" faz de alguém mais EGOista, menos ético, cumprindo menos seus papéis no mundo, certamente não deve ser atrás do Self que a pessoa está indo.

O ego tem sua função, e assim como a ponta visível no iceberg, não pode ser "matado", a não ser que se dissolva TODO o iceberg existencial no oceano maior. Pense no iceberg: Quem tenta equivocadamente matar o ego (sic) acabará apenas por reduzir seu próprio tamanho, incorrer em perigos para si e para os demais e, pior, fará com que outra ponta antes submersa reapareça no lugar. Não há ego maior do que o daquele yogue ou místico que se acha sem ego, e diz que "eu me uni ao Todo, e vocês mundanos não". Ora, que Todo é esse que exclui os demais? Se o sujeito for matando ego por ego, derretendo o próprio iceberg a cada vez que algo visível de sua existência se manifesta aos outros, não estará fazendo trabalho espiritual algum, ao contrário, apenas negando sua condição de manifestação existencial temporária no aqui-agora, o que pode ser até mesmo o CONTRÀRIO de ser espiritual.

Quando falamos em Self, falamos de um todo, que inclui todos os arquétipos e inconsciente, e que se comunica e harmoniza com o oceano onde nosso iceberg flutua, imponente, mesmo que na maioria das vezes só percebamos uma pequena ponta externa. Realizar-se no Self não é ficar iluminado nem tornar-se um guru clarividente sabe-tudo, mas apenas conseguir mudar a sede da personalidade do EGO para o SELF. Você não pensará com o SELF, mas conseguirá de algum modo perceber seus sinais. Seja em sonho, psicoterapia ou contexto espiritual.

Eu, particularmente, continuo vivendo com meu EGO consciente e PERSONA (aparência, máscaras sociais), uma vez que atuo no mundo. Mas faço terapia, observo meus sonhos, sou atento a sincronicidades, e por experiência SEI que quando há caminhos realmente importantes para mudar em minha vida, consigo receber recados de algum modo, as pessoas ou sonhos certos chegam até mim, e eu de algum modo consigo traduzir. Isso, até onde percebo, é se aproximar da realizaçao do Self: Ele continua externo a meu ego, mas já o reconheço como diretor da empresa, com mais capacidade de percepção e ação coletiva, e consigo receber e reconhecer suas comunicações. ( Agora só falta eu conseguir cumprí-las melhor... ;-)

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário