segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Será que meditação transcendental na maioria das vezes atrapalha bem mais do que ajuda? Pelo menos todos que eu conheço que fazem isso são, de certa forma, os donos da razão e não vão mais reencarnar por causa que meditam.

Há perguntas que parecem mais querer afirmar algo do que sinceramente perguntar. Não podem ser respondidas, pois isso implicaria em de algum modo validar o que está nas entrelinhas da questão. Neste caso acima, nem houve a sutileza das entrelinhas, aquilo que se quer afirmar está explícito na frase seguinte. Isso faz com que a pergunta não seja uma pergunta, mas sim uma afirmação (sua), e bastante falaciosa. Mesmo se fossem os donos da razão, e mesmo se não mais reencarnassem não necessariamente a meditação atrapalharia mais do que ajuda.

Aliás, existe reencarnação? E você foi ao futuro no final dos tempos atestar se esses não reencarnaram nunca mais? De que ajudas e prejuizos está falando? Como mensurá-los para dizer que este "bem" aqui é pior do que aquele "mal" acolá? Na ótica de quem, aliás? E de quais meditadores estamos falando? Todos são sempre iguais? A meditação teria este poder, de tornar o caráter de todos os milhões que a praticam completamente iguais, a seu critério?

Talvez você tenha desejado dizer que nota que certos grupos que parecem ser os "donos da verdade" ou que acreditam que podem escapar das reencarnações tem em comum praticar meditação como um de seus procedimentos. Não dá para afirmar daí que a meditação seja a causa do comportamento deles (há inumeras pessoas boas que não são de grupo religioso algum e praticam meditação), e muito menos que "meditação faz mal". Falácia grave, né? Além do mais, há grupos religiosos nocivos que NÃO meditam, e também há grupos não reencarnacionistas e não fundamentalistas que meditam. Então me parece que você elege algum símbolo do grupo que não gosta e ataca ao símbolo (no caso, a meditação) de modo deslocado, em vez de apontar críticas consistentes ao grupo ou pessoa em particular. Isso é melhor explicado pela psicanálise do que pela religião. Se tem problemas com os monges tibetanos e com a seleção da Holanda, deixar de chupar laranjas não vai ajudar.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário