segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Em uma de suas respostas você citou "dogmas e crendices do espiritismo federativo cristão, em especial seus pensamentos neocatólicos". O que mais especificamente viria a ser isso?

Que o espiritismo brasileiro não é necessariamente o mesmo de Kardec, que sofreu sincretismos poderosos, em especial do catolicismo e cristianismo, e mais ainda influências do jogo de poder, ego e dogmas que aqui se organizou na forma de federações, as quais tantas vezes foram mais censoras do que difusoras e incentivadoras da evolução que Kardec preconizava para o seu espiritismo.

Digo também que o espiritismo não escapou de vários dogmas comuns a outras crenças, com o agravante de muitas vezes se achar superior e imune a eles. E digo também que o que muitas casas fazem, na prática, é algo híbrido, cheio de crendices, onde a estrutura do catolicismo é mantida, especialmente em crenças e dogmas tomados por osmose como sendo "de Deus", mas nem sempre o lado bom da organização e teologia católica.

E assim, para muitos, sai o demônio e entra o obsessor, sai o anjo da guarda e entra o mentor, sai a homilia e entra a preleção, sai a Bíblia e entram as obras de Kardec confundidas com "livros sagrados", sai o inferno e entra o umbral, sai o paraíso e entra Nosso Lar, sai Chico de Assis e entra Chico de Uberaba, sai a comunhão do final e entra o passe, sai a reza e entra a prece, e os ditos "espíritas" continuam batizando seus filhos na igreja do bairro, às vezes até mesmo se casando de véu e grinalda, isso quando não visitam "os mortos" (sic) no cemitério no dia de Finados...

Nada contra, acho que esse sincretismo todo é mesmo a cara do Brasil. Só não é mais o espiritismo de Kardec, um universalista que usava nome de druída. Trata-se de um neocatolicismo reencarnacionista, que aliás faz muito bem para a mãe de muitos de nós, um progresso leve, uma escala, que está mais para uma evolução do catolicismo antigo do que para uma identidade verdadeiramente original e espiritual, como arrogam seus mais radicais dirigentes e defensores.

Ficou mais claro agora? ;-)

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário