segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tudo o que somos é fruto do que vivemos ao longo da nossa existência??Traumas, medos, culpas...?

Tudo o que somos é multifatorial, somos a confluência de muitas causas, inclusive as psicológicas. Hoje falamos em um paradigma bio-psico-sócio-espiritual. Obedidade, por exemplo, pode ter fatores nutricionais, genéticos, compulsivos, compensatórios, metabólicos, hormonais, culturais, familiares, psicanalíticos, etc.

Se por "tudo", em "tudo o que somos", você se refere a "traumas, medos, culpas" e essa categoria de emoções e marcas psíquicas, aí sim nossas vivências contam muito, por definição. Medo e culpa são emoções, são importantes para nossa sobrevivência, assim como a raiva, ciumes, alegria, tristeza, etc. Todos mamíferos tem, e há vantagens evolutivas nisso, desde que não se tornem patológicas devido a excesso ou a causas inconscientes (aí o medo vira fobia, o ciume zeloso vira delírio psicótico imaginativo, restritivo e agressivo, etc). Já TRAUMA, a palavra que escolheu, por definição implica no registro de uma situação emocional dessas de modo profundo, ao longo do desenvolvimento (muitas vezes o infantil), de modo que passamos a ter reações inconscientes em relação a tudo que se aproxime daquilo, mesmo indiretamente. Inclusive o esquecimento. Ora, por definição, "traumas" no contexto que você coloca, associado a emoções e culpas, certamente está ligado ao desenvolvimento DESSA existência, e cercado de esquecimentos e neuroses, essas coisas que psicoterapia séria tenta encontrar e tratar.

Há quem acredite, contudo, que a origem resida em vidas passadas. Eu respeito, mas a experiência me mostra que, se supostas vidas passadas influenciam, elas então devem determinar em que casa você nasça, com que pessoas vivenciará situações, a que carências e traumas você será submetido - e se isso é verdade, não é campo para a terapia. Mas note que os problemas que você encontra NESSA vida terão sempre explicação psicanalítica NESSA vida, mesmo se, em sua crença, o motivo de você e não eu tê-los passado tenha ocorrido por outros motivos que agora não podemos ver. Prefiro crer que Deus nos coloca no mundo por motivos d'Ele, que não me cabem questionar, mas que a partir do momento em que estamos aqui, por qualquer razão que seja, temos que dar conta AQUI de nossos problemas, traumas e soluções, sem culparmos tanto o invisível, as vidas passadas, a espiritualidade ou até mesmo "Deus". Em havendo justiça, tudo está certo, e temos aqui recursos suficientes para lidar com o que somos e estamos. Cada um em seu campo, o sacerdote, o psicanalista e o médico são três deles.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário