sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sempre achei que procurar um psicólogo era coisa para fracos, até cair numa crise e ficar bem perdido, seus textos na internet me ajudaram MTO nessa fase, e serviram de ponte para várias outras ferramentas que me ajudam até hoje, muito obrigado !

Eu é que agradeço. Eu diria o contrário, não procurar se conhecer é que é para fracos, poucos suportam olhar para dentro de si e conhecer sua própria sombra. A psicanálise é para todos, mas poucos são para a psicanálise: é muito mais cômodo achar que tudo é o externo, que a culpa é do outro, e que nossos insucessos são apenas falta de sorte, injustiça, maldição passada ou qualquer outra coisa externa.

Eu mesmo faço terapia há anos e sempre me surpreendo com as considerações de minha analista, o fato de eu "conhecer" (entre aspas) os mecanismos psíquicos, ter milhares de horas clínicas de experiênca ou colecionar diplomas e certificados não me isenta de olhar para dentro de mim. Ao contrário, cada camada de cebola removida só me mostra o quão profunda é a origem de meu psiquismo.

Como dizia Sócrates, uma vida que não pode ser examinada não vale a pena ser vivida. O seu "só sei que nada sei" é muito mais que uma frase de efeito, uma vez que o auto-conhecimento em geral nos revela a dimensão de nossa própria ignorância.

Lacan tem uma colocação semelhante ao se perguntar se é possível um "saber psicanalítico", diante de tantas incertezas que o auto-conhecimento trás. E conclui brilhantemente que SIM, uma vez que o analista, em seu processo, ao menos sabe que não sabe, e onde não sabe o que não sabe, o que é talvez o único saber possível - ao passo que o verdadeiro ignorante (no sentido positivo, o de "ignorar") pensa que sabe, e sequer tem ferramentas para SE poupar dos equívocos de seu auto-engano consciencial.

Nesse sentido, análise é para os fortes; e resistência, para os fracos. Não são todos que tem coragem de olhar profunda e sucessivamente para dentro de si. Crescer só se não der lá muito trabalho, caso contrário, "deixa a vida me levar, vida leva eu", vivendo e sofrendo sem refletir. Deve ser culpa de Deus ou do próximo, o inferno são os outros, melhor ter sempre alguém para culpar. ;-)

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário