segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Por favor, com sinceridade, qual seria a finalidade da experiência de União com o Todo para aquela pessoa que tem consciência exata de que deve amar o próximo como a si mesmo, não julgar, orar por seus traidores e aceitar essa cruz até o fim?

Sinceramente, como pede:

1) Experiências místicas, percepção do divino, integração ao Todo e a experiência direta da Deus não tem "finalidade", não é algo que "serve para", não é uma troca. Em geral, quem busca isso de modo "utilitarista" comete equívocos.

2) Escrevo para relatar, não para provar ou convencer. Falo de Deus apenas porque o coração está cheio dele, mas não quero jamais impor ou convencer os outros de minha experiência íntima. Não tenho uma doutrina ou religião "minha" que eu queira que "o outro" siga, ainda mais se já está feliz no caminho dele.

3) Não creio que o objetivo da vida, se é que há objetivo na vida, seja aceitar e carregar "cruzes até o fim". Nem para ateus, nem para cristãos. Se é seu caminho, respeito; mas a experiência como filósofo, psicanalista e espiritualista me leva a afirmar e alertar que há muitos outros caminhos mais felizes, dentro e fora da religião. 

4) Sei lá, mas se você ama o próximo MESMO, se de fato compreende os seus motivos e alteridade como se fosse você mesmo, e se ainda por cima não os "julga", então porque os chama de "traidores", "carentes" de oração e de cruz a ser carregada? Céus, me parece uma opção de quem se coloca muito acima dos tais traidores miseráveis. Se isso é "amor a si mesmo", talvez haja algo de você naquilo que tanto condena nos outros.

5) Não considero meus caminhos espirituais superiores a nenhuma religião - parece que seus preceitos repetem literalmente o que aprendeu em uma religião. Falo do que vivencio, não do que disseram que deveria ser o meu caminho. Mas nem todos conseguem fazer seu próprio caminho, e por isso as religiões são importantíssimas. Mas vice e versa também, há quem tenha suas próprias experiências diretas do divino, que não cabem em nenhuma pré-formatação. Até chegar onde estou, e tenho muito a caminhar, precisei muito das religiões, mestres, professores, dogmas e livros, inclusive do Evangelho e outros. Não eram Deus, mas eram um caminho até ele. Faça o seu, sozinho ou com a ajuda que precisar.

6) "Ah, como é difícil tornar-se herói, só quem tentou sabe como dói vencer Satã só com orações" (Aldir Blanc & João Bosco, in Agnus Sei)


Nenhum comentário:

Postar um comentário