quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Você acha que alguém pode ter certeza ABSOLUTA (absoluta mesmo) que existe Reencarnação? Digo isso, porque vejo vocês falarem de Reencarnação como se fosse um fato absolutamente comprovado e entendo que não o é! Entendo que nunca será possível

Ninguém pode ter certeza absoluta sequer da realidade à sua frente. Tudo o que temos - sobre tudo - são crenças, mais ou menos fundamentadas. Algumas deduções e induções, mas nenhuma delas certeira. E muita fenomenologia: Se você bater a sua cabeça de ilusão na parede de ilusão à sua frente, aparecerá um galo de ilusão na teste de ilusão que doerá bastante.

Boa parte da compreensão e dedução da possibilidade de reencarnação também é fenomenológica, por extensão. Observa-se haver um princípio de causa e consequência em tudo. E também, algumas pessoas tem sua percepção fenomenológica de instâncias ditas "sobrenaturais" ou "paranormais". Comunicação supostamente mediúnica (não é suposição para quem a tem), projeções astrais (podem dar a explicação que for, mas quem a tem percebe o FENÔMENO, independente do que se acredite ser), coerência entre ensinamentos diversos, percepções de Experiências de Quase Morte, etc.

Parafraseando São Tomás de Aquino, nenhuma dessas provas da existência do transcendente são garantias por si só, havendo em tudo isso o que chamamos de "salto de fé". Entretanto, a soma coerente de todas elas aumenta bastante a convicção íntima... de quem a tem. Como dizia David Hume, tudo em ciência é impreciso, a indução nõa é garantia de nada, não é porque o sol nasceu nos últimos 3 ou 3000 ou 30000 dias que posso dizer "cientificamente" que ele nascerá amanhã. Mesmo a indução científica é uma APOSTA, a de que resultados serão repetidos, até que se mudem as variáveis de um modo que isso seja falso (e sempre se muda com o tempo). Mas há um conjunto de motivos que nos faz acreditar na indução da ciência - ou seja, uma fé, mas embasada. Em outro grau, mais humano que empírico, o mesmo se dá em qualquer tipo de FÉ espiritual. Reencarnação inclusive, se esta for sua fé. Se não for, nunca haverá nada científico que lhe comprove, até porque o que ganha os campos da "ciência", deixa automaticamente de pertencer aos domínios da religião.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário