domingo, 20 de fevereiro de 2011

Li uma entrevista de uma ginecologista dizendo que em casos graves de TPM pode se receitar antidepressivos. O que você pensa disso?

Me parece apropriado. Até porque o que chamam popularmente de "antidepressivo" dificilmente será um remédio-para-depressão, ou só para depressão. Talvez estejam querendo dizer "inibidores seletivos da recaptura da serotonina", e se foi isso, alguns deles tem indicação regular para lidar com transtornos menstruais. É usual, não é sequer off-label.

Medicamentos ISRS (essa categoria) são usados para várias finalidades, e NÃO atuam no sistema nervoso central, mas sim na MAO. Não se esqueça, finalmente, que muitas mulheres NÃO TEM "tpm", em geral há uma predisposição psiquiátrica que é agravada pelos hormônios e humores do período menstrual. Ter o que chamam popularmente de "crises de tpm" não é o normal e saudável, psiquicamente, a meu ver. Não somos escravos de nossos hormônios assim, é perfeitamente possível ser equilibrado. Se isso não é possível devido a uma questão orgânica temporária, porque não usar uma medicação? Os mesmos ISRS são usados, na Europa, para a depressão sazonal de inverno.

Fala que eu te escuto... Pergunte-me qualquer coisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário